New Music International Festival. De 04 a 09 de dezembro de 2012. Oi Futuro Ipanema, RJ, Brasil
Novas Frequências

Quintavant

Quintavant_valendo

por Renato Godoy, Alex Zhem e Pedro Azevedo
Quintavant
www.facebook.com/quintavant

Artwork: Lucas Pires

Ouça a Mixtape de Quintavant clicando neste link!

Criamos o Quintavant no final de 2010 por uma extrema necessidade de colocar nosso material na rua, além da ideia de organizar sessões de improviso coletivo. O objetivo principal sempre foi estreitar a comunicação entre os músicos e estabelecer um diálogo maior com o público que sempre existiu porém com poucas opções de lugares onde aconteciam esse tipo de evento. O convite e parceria com a Audio Rebel foi desde o início fundamental pra que tudo isso rolasse dentro de uma estrutura bastante favorável em termos técnicos. Plano B (Lapa – RJ), The Stone (NY) e Café Oto (UK) sempre foram referências no sentido de uma curadoria mais voltada para a cena de música experimental e de improviso coletivo. De lá pra cá, muita coisa vem acontecendo: projetos se solidificaram, outros nasceram, discos estão sendo gravados nessas apresentações, surgiram novos produtores, novas casas se interessaram em abrigar o evento e artistas de fora do Rio estão se interessando em participar.

Atrair um público que saia de casa pra conhecer novos projetos musicais, mantendo o foco da curadoria aqui no Rio de Janeiro, são os maiores desafios. Mas o que mais motiva são essas parcerias que estão sendo feitas entre os músicos, produtores, espaços pra show e público que vem se formando. Tocar pra uma plateia instigada é sempre um imenso prazer.

Um sonho (acho que unânime) de quem produz cultura no Rio de Janeiro seria ter um sistema de captação de recursos mais acessível, menos burocrático, menos engessado e menos calcado numa curadoria pálida e sem pesquisa. Ou seja, menos política, menos hype e mais música.

 
Comments